Teoria elaborada pelo naturalista inglês Charles Darwin , publicada em 1859 no livro On the origin of species (A origem das espécies), explicando a evolução dos seres vivos por meio da selecção natural, que após uma viagem abordo do barco beagle pode elaborar esta teoria baseada em 4 pontos:

-Dados geológicos: Foi através dos princípios de Lyell (geólogo que admitia que a Terra tinha milhões de anos e que se encontrava em mudanças constantes e graduais) que Darwin compreendeu que a evolução dos seres vivos era feita de uma maneira lenta e gradual.

-Dados biogeográficos: Durante a viagem Darwin pode observar que existiam seres vivos semelhantes em regiões muito afastadas e que havia grande diversidade de seres vivos em zonas próximas. Levando Darwin a concluir que as ilhas Galápagos foram povoadas a partir do continente americano e as características particulares da cada ilha condicionaram a evolução de cada espécie.

-Selecção Natural: Baseado na sua experiência de selecção artificial de pombos, Darwin concluiu que se se pode obter diversidade por selecção artificial, de um modo análogo, é possível que ocorra na natureza uma selecção consumada pelos factores ambientais (selecção natural).

-Variabilidade intraespecífica: Segundo Darwin, os descendentes herdam as variações seleccionadas que se vão acumulando ao longo do tempo. Por acumulação de variações favoráveis, é possível que surja uma nova espécie - Principio da herança das variações seleccionadas.