Distribuição de água no organismo.
A água é um componente essencial no funcionamento do organismo, necessário para muitas das suas funções vitais. A quantidade de água no corpo humano, designada por água corporal total (ACT), varia com a idade, sexo, massa muscular e tecido adiposo.


º O envelhecimento conduz a uma redução da água no organismo, sobretudo devido à perda de massa muscular. Por exemplo, a água ocupa 74% do organismo numa criança recém-nascida; porém, numa mulher de 51 anos, essa proporção diminui para os 47%.

º
O tecido adiposo constitui 10 a 40% do peso corporal. À medida que aumenta a massa gorda, a proporção de água no organismo diminui. Assim se explica que as mulheres tenham uma menor percentagem de água corporal em relação aos homens, pois possuem uma proporção de massa gorda superior.

º A massa muscular constitui cerca de 70 a 75% do peso corporal total dos adultos; a água corporal total é maior em atletas do que em não atletas.





Importância da água no corpo humano.
Todo ser vivo do planeta depende de um fluxo de água contínuo e do equilíbrio entre a água que o organismo perde e a que ele repõe. O ser humano pode ficar em média 5 minutos sem respirar, até 35 dias sem comer, mas morre em 5 dias se são ingerir líquidos.

º Quando o corpo perde líquido, aumenta a concentração de sódio que se encontra dissolvido na água. Ao perceber esse aumento, o cérebro coordena a produção de hormonas que provocam a sede. O processo de desidratação acontece quando há falta de água no organismo o que pode levar a morte.

Como funciona a água no nosso organismo.
A água que ingerimos directamente ou através dos alimentos não fica parada no nosso organismo, ela está sempre em constante movimento, um adulto pode trocar de 5% a 10% da água consumida por dia. Diariamente um adulto perde cerca de 1,5 litro de água, ou seja: por meio da urina-1 litro; da transpiração- 20ml; da respiração- 100ml e da evacuação – 200 a 300 ml. Para suprir essa falta e manter o bom funcionamento orgânico, o mecanismo da sede á accionado. Podemos eliminar de 1,0 a 20 litros de urina por dia. Esse controle é feito pelos rins e o aparelho urinário.


Efeitos da falta de água no organismo.
º Algumas curiosidades:

  1. A sensação de sede é tão fraca, que com frequência, 37% dos seres humanos a confunde com a fome.
  2. Uma redução de somente 2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade em fazer contas matemáticas básicas e problemas de focar a visão.
  3. 90 % do volume de nosso cérebro é composto por água, que é o principal veículo das transmissões electroquímicas.

O que correto consumo de água por dia podem fazer para eliminar muitas indisposições?
º A água pode prevenir e curar a artrites, (dor reumática das articulações) a ocorrência de artrites pode ser um sinal de falta de água nas articulações. Pode afectar tanto aos jovens como aos adultos.

º A acidez estomacal ou azia pode ser um sinal de falta de água na parte superior do trato gastrointestinal. Este é um sinal importante de sede, que o corpo humano emite. Ao não reconhecer que a acidez estomacal é um sinal de desidratação e ao tratá-la por meio de anti-ácidos, com o tempo, poderão ocorrer inflamações estomacais no duodeno, úlceras e eventualmente câncer no trato gastrointestinal ou no pâncreas e fígado.

º A colite é um sinal de falta de água no intestino grosso. Associa-se com a prisão de ventre ou constipação, devido à constrição do excesso de água que também se exerce sobre os excrementos, que por sua vez perdem a lubrificação fornecida pela água.

º Dor no peito (angina de peito) pode ser um sinal de falta de água no organismo entre o eixo do coração e dos pulmões. Este sintoma deve ser tratado bebendo uma maior quantidade de água, até que o paciente já não tenha dor. É prudente se providenciar supervisão médica, no entanto, ao aumentar-se a quantidade de água ingerida, pode-se curar a angina de peito.

º A asma afecta milhões de crianças e mata milhares delas a cada ano. É uma complicação da desidratação do corpo, causada por falha no programa de administração da hidratação no organismo. Obstrui-se a passagem livre de ar e impede-se a eliminação de água do corpo em forma de vapor (o bafo).


Escolha das 3 fontes de informação para a realização do trabalho:


º http://mulher.sapo.pt/articles/actualidade/dossier_da_agua/744975.html Este site contém informação muito útil para termos uma noção da água contida dentro do nosso organismo e sabermos melhor a importância da água, este site proporciona uma aprendizagem de forma interactiva e contém inúmeros outros temas.

º http://www.cotrisoja.com.br/artigos/art-2006-05-03.html Através deste link tal como no primeiro conseguimos enriquecer e aprofundar o nosso conhecimento sobre a distribuição da água pelo nosso organismo, como é que a água funciona no nosso organismo e mais informações úteis ao nosso trabalho.

º http://historiadordocotidiano.blogspot.com/2007/12/efeitos-da-falta-de-agua-no-organismo.html Este site foi também tal como os outros bastante útil na elaboração do nosso trabalho onde ficamos a perceber melhor as consequências e os problemas que a ausência da água nos pode criar.